sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Amamentando o Moses


Nesta quadra de Natal, deixo-vos uma história de compaixão.

O bebé Moses perdeu a sua mãe apenas algumas horas após o parto.
O seu pai, Robbie Goodrich teve que lidar com a dura perda da sua companheira e ao mesmo tempo com as necessidades básicas do seu filho recém-nascido: como alimentaria Moses?

Esta comunidade do Michigan uniu-se perante a história dramática do bebé Moses e mais de 20 mães lactantes ofereceram-se para amamentar o bebé!

Com o passar dos meses, algumas mães desmamaram os seus próprios bebés, já não tendo leite para oferecer, e no entanto novas mães voluntariaram-se para amamentar Moses, já que o grupo decidiu que o bebé deveria ser amamentado, pelo menos durante um ano!

Não é uma história comovente? Imaginam-se a fazer o mesmo?
Para mim seria uma honra poder contribuir para casos assim...

Podem ler a notícia completa aqui.
Fonte

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Um natal especial!


Um Natal especial, cheio de paz e amor para todos!
Queridos pais e mães, aproveitem esta época tão especial e escolham os brinquedos e as roupas que os vosso filhotes já não usam e vão entregar a uma instituição de solidariedade perto de vocês!
Pensem que o pouco trabalho e tempo isso vos custará será recompensado no sorriso de uma criança;)

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Doulas na RTP

Apesar do titulo("...ajudam a ter partos em casa") não estar muito correcto, dado que as doulas simplesmente ajudam a ter partos saudáveis tanto no hospital como em casa acompanhadas de uma parteira, esta reportagem até esta boa!:)

Doulas - Mulheres habilitadas ajudam grávidas a ter partos em casa

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Parto na água


A imersão em água à temperatura do corpo ajuda a reduzir o nível de adrenalina da mulher e estimula a libertação de ocitocina, a hormona-chave do parto. Esta resposta fisiológica leva a uma diminuição da intensidade da dor, ao mesmo tempo que facilita a dilatação. Bem-estar, paz interior e maior controlo da situação são os benefícios descritos pela maior parte das mulheres que experimentam esta forma de dar à luz.
Vantagens:
PARA A MÃE:
* Sensação de leveza: a água reduz a gravidade o que leva à parturiente a sentir-se mais leve;
* Maior flexibilidade nos movimentos: A parturiente tem mais facilidade em se mover e em colocar-se em posições mais confortáveis pois sente-se mais leve. Essa possibilidade de decidir como quer estar promove uma sensação de segurança;
* Redistribuição sanguínea: um maior aporte sanguíneo às mamas ocorre devido ao seu contacto com a água quente; o aporte em prolactina e ocitocina prepara a parturiente para a amamentação;
* Estimulação das mamas: As ondas resultantes dos movimentos maternos na água servem de estímulo a nível dos mamilos, levando à produção de prolactina e ocitocina, ambas importantes para a lactação e esta última fundamental no trabalho de parto;
* Relaxamento de todo o corpo: A acção da água relaxa os músculos perineais, ligamentos e articulações;
* Menor dor de parto: A ocitocina endógena, produzida pelo organismo tem um duplo efeito: a contracção uterina (efectuada ao ritmo e à intensidade adequadas do organismo) e actua a nível cerebral com as endorfinas que elevam o limiar da dor, (a parturiente “aguenta” melhor as contracções uterinas); a ocitocina hospitalar não o faz;
* Melhor auto-estima: segundo um estudo de COSTER (2006), as mães revelam maior satisfação pessoal e melhor auto-estima por terem podido ser mais activa no seu trabalho de parto. Este ponto é muito importante pois parece prevenir o chamado “blues pós parto” que é uma espécie de depressão temporária e frequente.

PARA O FETO:
* Melhor oxigenação do bebé: A redistribuição sanguínea ocorrida na mãe, devida a acção da água, leva a um maior aporte de sangue ao útero e consequentemente a um melhor de oxigénio ao feto. Além disso, a mãe, menos cansada e menos stressada, gasta menos oxigénio chegando mais ao seu filho;
* Melhor descida do bebé: Os tecidos musculo-esqueléticos de toda a região perineal estão mais amolecidos; a mãe movimenta-se mais e melhor, coloca-se em diversas posições; sendo assim, a progressão do feto pelo canal de parto está facilitada.
http://partoaquatico.net/index.htm

Um dos meus vídeos preferidos de parto na água, apenas vejo nele uma mãe,um filho, uma família,paz,alegria e amor.Não é isto que todos os partos "apenas" deveriam ter?

Tabelas de crescimento/percentil - bebés amamentados


Continuando no tema amamentação, acho que é importante falar sobre as "tabelas de crescimento" ou "tabelas de percentils".
Já várias mães me disseram que deixaram de dar de mamar porque "o bebé não engordava muito, ou "estava num percentil baixo".. porque é que isto acontece?Ver bebés amamentados em percentils baixos??Porque as tabelas que vem no livro do bebé que vos oferecem no centro de saúde ou no pediatra, são tabelas americanas, feitas com bebés americanos e com muitos bebés alimentados com leite artificial.. Como querem comparar bebes alimentados artificialmente e com estatura diferente da nossa, com bebés portugueses amamentados?? Como eu costumo dizer, é querer comparar uma refeição de fast-food com uma refeição saudável!Qual é que faz engordar mais??A fast food!Mas obviamente que não é uma gordura tão saudável...
Deixo-vos aqui as novas tabelas para bebes amamentados da oms:
http://www.who.int/childgrowth/standards/chart_catalogue/en/index.html
Por isso mamãs lactantes preocupadas, despreocupem-se!!:)
O vosso leitinho será sempre o melhor!

domingo, 6 de dezembro de 2009

Amamentação prolongada!


Hoje vou falar de um tema muito importante e que infelizmente ainda não é muito conhecido.
A amamentação prolongada!
Para quem não sabe, a oms recomenda que os bebés sejam amamentados exclusivamente até aos 6 meses, ou seja, que não sejam introduzidos alimentos antes desta idade.E depois que continuem a ser amamentados no mínimo até aos dois anos de idade, em conjunto com alimentação saudável e variada.
Mas não fica por aqui, pois como a oms diz, "no mínimo até aos 2 anos",ou seja, os bebés só iram ser beneficiados se continuarem a serem amamentados depois dos 2 anos!
Acham estranho??Mas é a pura verdade!
Estudos mostram vários benefícios na amamentação prolongada, Q.I superior, menos incidência de alergias, mais resistência imunológica(menos doenças), e por aí fora!
Podem ver aqui um artigo da humpar sobre amamentação prolongada:
http://www.humpar.org/vantagensamamentacao.htm
E aqui um artigo do público sobre o aumento do Q.I na amamentaçao prolongada:
http://www.publico.clix.pt/Ci%C3%AAncias/amamentacao-prolongada-pode-aumentar-a-inteligencia-das-criancas_1327901
Também podem ir ao you tube , escrever "todller nursing" e vão ver vários vídeos de mães a amamentar os seus filhos prolongadamente.
E outra coisa que poucas mães sabem é que podem dar de mamar aos seus filhos durante uma segunda gravidez. Não há riscos para o bebe ainda no ventre.
Não privem os vossos bebés de um dos maiores presentes que o vosso corpo têm para lhes dar:)
Mães informadas = Bebés felizes e saudáveis!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Babies- um grande filme a caminho!

Everybody loves... Babies. This visually stunning new movie simultaneously follows four babies around the world - from first breath to first steps. From Mongolia to Namibia to San Francisco to Tokyo, Babies joyfully captures on film the earliest stages of the journey of humanity that are at once unique and universal to us all.

Todos amam... Bebés. Este novo filme visualmente deslumbrante, simultaneamente segue quatro bebés a volta do mundo - desde a primeira respiração para os primeiros passos. Da Mongólia para a Namíbia, para San Francisco e para Tóquio, "Bebés" capta no filme com alegria, as primeiras etapas da jornada da humanidade que são ao mesmo tempo únicas e universais para todos nós.
Ou seja, um grande filme que espero ansiosa,onde prova que todos somos iguais e a maternidade consegue ser única e ao mesmo tempo igual em todas as mulheres!:)
Deixo-vos o trailler:

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Serra da estrela já tem doula!:)


Começo hoje dia 1 de Dezembro finalmente a exercer aqui pela serra da estrela e arredores!:)
Espero que as futuras mamãs apreciem a minha ajuda por aqui!
Estou muito feliz por estar aqui nesta serra magnifica e puder trabalhar convosco!:)
Podem me contactar através do email:
doulasofia@gmail.com
Sofia Costa